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Volkswagen
03 de abril de 2018

Volkswagen investe R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e produção do T-Cross, primeiro SUV feito pela marca no Brasil

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  • Do aporte total, R$ 600 milhões serão para o desenvolvimento, testes e validação do produto e R$ 1,4 bilhão para ampliação e modernização da fábrica
  • O investimento faz parte dos R$ 7 bilhões já programados para o Brasil até 2020
  • O SUV compacto será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a partir da Estratégia Modular MQB, mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen
  • O modelo é o primeiro SUV da marca Volkswagen produzido no Brasil e chegará ao mercado no 1º semestre de 2019
  • Até 2020, dos 20 lançamentos programados, a Volkswagen contará com cinco novos SUVs no mercado brasileiro

A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar o investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do SUV T-Cross em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). O modelo é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil. O anúncio foi feito durante cerimônia na fábrica do Paraná, que contou com as presenças de Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil; Beto Richa, Governador do Estado do Paraná; Toninho Fenelon, Prefeito de São José dos Pinhais, representantes do Sindicato da região, executivos, fornecedores, concessionários e colaboradores da unidade paranaense.
 
O montante contempla a ampliação da fábrica, modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças e qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento do modelo no Brasil. O valor faz parte do plano de investimentos da empresa no Brasil, que prevê R$ 7 bilhões até 2020.

“A empresa vive um momento de transformação para uma Nova Volkswagen. Além de muito mais próximos de todos os nossos públicos, estamos colocando em prática a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen no País. Serão 20 lançamentos até 2020, 5 deles SUVs completamente novos, como é o caso do T-Cross”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil.

A produção do T-Cross e a chegada ao mercado brasileiro e exportações aos principais mercados na região América do Sul, Central e Caribe estão programadas para o primeiro semestre do ano que vem.


Nova Volkswagen


Dos 20 lançamentos até 2020, três já foram lançados: o Novo Polo e o Virtus, produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e a Amarok V6, da Argentina.  A empresa também acabou de anunciar para este mês de abril a chegada do Novo Tiguan, importado do México, que será o primeiro dos 5 SUVs, parte dos 20 modelos programados até 2020.


Investimentos

                                                                     
Os investimentos implicam em melhorias tecnológicas, em todas as etapas produtivas, que permitirão maior flexibilidade na produção do novo modelo e vão assegurar a sustentabilidade da fábrica.

  • A Estamparia, onde as chapas de aço são moldadas, receberá 158 novas ferramentas;
  • Na Armação, onde as peças são unidas formando as carrocerias, além da ampliação predial de 5.500 m², serão instalados 239 robôs com tecnologia de ponta, mais rápidos, precisos e eficientes, assim como equipamentos de solda a laser, que fazem a união das peças por meio de um feixe de luz;
  • A Pintura está sendo reprogramada e customizada para receber as novas cores que acompanharão o modelo, além de um equipamento de aplicação de cera nas cavidades, garantindo uma proteção extra contra corrosão.
  • Na Montagem Final, onde o carro recebe todos os componentes mecânicos e elétricos, modificações estão sendo realizadas para atender a Estratégia Modular MQB no Fahrwerk - onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria. Além da aquisição de máquinas e equipamentos com tecnologias avançadas para a produção do novo modelo.

Indústria 4.0 - Fábrica de São José dos Pinhais: inovação e pioneirismo

O investimento também abrange a completa modernização em todas as áreas com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0. Para esse projeto, a Fábrica Digital está utilizando o máximo de tecnologias disponíveis pelo Grupo Volkswagen, trazendo inovações para o planejamento e execução de processos com simulações virtuais. Abaixo seguem exemplos de ganhos por utilizar esta tecnologia:

  • Redução no tempo de ajuste das ferramentas na Estamparia;
  • Dimensionamento enxuto reduzindo custos, garantindo o volume de produção e fluxo logístico, agregando novas tecnologias aos processos existentes em todas as áreas;
  • Avaliação de Ergonomia e validação de acesso de ferramentas em postos de trabalho na Montagem Final.

A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 para a produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,6 milhões de veículos e atualmente emprega cerca de 2.600 pessoas, produzindo os modelos Fox, Golf, Audi A3 Sedan e Audi Q3.

MQB

O VW T-Cross será produzido a partir da Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen. Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança.
 
A Estratégia Modular MQB (Matriz Modular Transversal) é uma nova arquitetura do Grupo Volkswagen para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf. O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo VW, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos, além de garantir flexibilidade na produção.
 
A MQB também permite compartilhar a base estrutural para o desenvolvimento de veículos de diferentes segmentos, gerando sinergia para todas as classes de automóveis. Essa base foi desenvolvida seguindo preceitos de baixo peso, utilizando aços de alta resistência que permitem aumentar a segurança e reduzir o peso total do veículo, o que colabora para a redução do consumo de combustível. A combinação de dimensões padronizadas e variáveis, outro benefício da MQB, reduz significativamente a complexidade da produção de um veículo, gerando substanciais ganhos no processo produtivo e economia de escala.


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