Imprensa
Volkswagen
11 de janeiro de 2016

Volkswagen apresenta o Tiguan GTE Active Concept no Salão de Detroit

Michael Horn, presidente e CEO do Volkswagen Group of America, apresenta o Tiguan GTE Active Concept no Salão de Detroit

  • Press Release
  • Fotos
  • Estreia mundial, Tiguan GTE Active Concept demonstra a capacidade técnica da plataforma modular MQB
  • Volkswagen apresenta um novo conceito de tração integral, que atende às necessidades do futuro com a utilização de um eixo elétrico de transmissão
  • Sistema de infotainment com controle por gestos: mais um item para a conveniência e segurança

 
A Volkswagen está apresentando o Tiguan GTE Active Concept no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos. O carro-conceito é baseado no novo Tiguan e demonstra a capacidade técnica da Matriz Modular Transversal (MQB) utilizada em sua construção. O objetivo inicial do projeto foi criar uma síntese da tecnologia híbrida plug-in com o máximo de desempenho fora de estrada.

O Dr. Herbert Diess, CEO da marca Volkswagen, explica: "O Tiguan GTE Active Concept mostra o potencial dos sistemas híbridos plug-in da Volkswagen. O potente sistema com tração nas quatro rodas garante que um utilitário esportivo como o Tiguan possa proporcionar um desempenho fora de estrada superior, mesmo operando em modo 100% elétrico. Ele implementa com sucesso a eletrificação da tecnologia de tração integral, que é tão importante para os utilitários esportivos."

O carro-conceito de cinco lugares se baseia na segunda geração do Tiguan, completamente reprojetada. O sistema híbrido plug-in com tração integral do Tiguan GTE Active Concept - com seu motor a gasolina turboalimentado (150 cv / 110 kW), um motor elétrico no eixo dianteiro (54 cv / 40 kW) e outro no eixo traseiro (115 cv / 85 kW) - reflete a ampla gama de capacitação da nova geração de SUVs. O sistema de infotainment - um novo desenvolvimento - apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) de 9,2 polegadas com superfície de vidro de alta qualidade e controle por gestos. É o primeiro sistema de infotainment sem nenhum controle convencional por botões rotativos ou chaves interruptoras.

O autêntico visual off-road, com proteção inferior em alumínio sólido e distância livre do solo aumentada dão o toque no visual confiante do Tiguan GTE Active Concept. Na estrada, o carro-conceito funciona essencialmente como um veículo de emissão zero, operando 100% em modo elétrico. Em situações de uso normal, a propulsão é feita pelo motor elétrico do eixo traseiro. Assim que é detectada alguma perda de tração, porém, o eixo dianteiro é acionado em frações de segundo. Isto também acontece sempre que o motorista ativar um dos programas de tração integral ou condução off-road através do novo sistema 4MOTION Active Control, especialmente configurado para o carro-conceito. Também dessa forma, o Tiguan GTE Active Concept arranca em modo de tração integral com emissão zero. O modelo da Volkswagen pode percorrer até 32 quilômetros em modo totalmente elétrico. A autonomia total do veículo é de até 933 quilômetros, com 12,4 kWh de carga na bateria e 64 litros de combustível no tanque.

O novo Tiguan, que será lançado na Alemanha no segundo trimestre de 2016, deflagra uma ofensiva da Volkswagen na área de SUVs. Após o lançamento na Europa, o Tiguan com longa distância entre-eixos será apresentado nos EUA. Já no final de 2016, um utilitário esportivo médio completamente reprojetado para o mercado norte-americano começará a sair da linha de produção na fábrica americana de Chattanooga, no estado do Tennessee.

Últimos Releases

Youtube Blog Volkswagen Volkswagen Brasil Facebook © Volkswagen do Brasil 2017 | Ibama | Fale Conosco | Política da Privacidade