Imprensa
Volkswagen
26 de janeiro de 2018

Volkswagen é premiada pelo Latin NCAP: Virtus atinge nota máxima em segurança para proteção de adultos e crianças

  • Press Release
  • Testes realizados incluem impactos frontal, lateral contra barreira móvel e lateral contra poste    
  • Volkswagen Virtus é um dos automóveis mais seguros do mercado brasileiro    
  • Virtus também foi premiado pelo Latin NCAP com o Advanced Award para Proteção aos Pedestres    
  • Estrutura composta por aços especiais de alta e ultra-alta resistência garante elevados padrões de segurança e menor peso

A Volkswagen do Brasil recebeu nesta quarta-feira (24/1) dois troféus pelo sedã recém-lançado Virtus, atestando que o automóvel é um dos mais seguros à venda no Brasil. Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o Virtus obteve classificação máxima, com 5 estrelas na proteção para adultos e crianças, nos testes realizados pelo Latin NCAP, que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe.

“O reconhecimento do sedã Virtus como um dos automóveis mais seguros à venda no Brasil reforça o compromisso da Volkswagen com a vida das pessoas. É um orgulho receber esses dois prêmios do Latin NCAP – já conquistados pelo Novo Polo – agora também para o Virtus”, afirmou o Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Pablo Di Si.

Adicionalmente, o Latin NCAP outorga reconhecimentos aos modelos 5 estrelas em proteção para adultos e crianças que também possuam tecnologias para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres. Com base nisso, a entidade entregou o outro troféu ao Virtus, pelo prêmio Advanced Award, por atender aos critérios de proteção a pedestres. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação europeia, nos quais são avaliadas as lesões em diferentes partes do corpo em diversas zonas da frente do veículo.

“A classificação máxima também para o Virtus comprova a alta tecnologia aplicada na estrutura do carro. Utilizamos aços de alta e ultra-alta resistência, além dos aços conformados a quente, para aumentar a rigidez estrutural e a segurança. Além disso, o Virtus foi projetado para que, em caso de acidentes envolvendo pedestres, as lesões sejam minimizadas de maneira bastante significativa”,  afirma Antônio Carnielli Jr., gerente executivo de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.

Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

Estrutura de aços especiais – menor peso, maior segurança

Entre os vários fatores que influenciam no consumo de combustível de um carro, o peso responde por aproximadamente 25% - ou seja, ¼ do total. Qualquer redução no peso do automóvel, portanto, significa diminuição também no gasto de combustível.
Com a Estratégia Modular MQB, a Volkswagen consegue reduzir o peso total do veículo ao mesmo tempo em que constrói o Virtus de maneira que ele seja um dos modelos mais seguros de seu segmento. Mais do que isso: a MQB garante elevado conforto de rodagem e grande desempenho dinâmico.

A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. A maior parte da estrutura da carroceria do Virtus é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente, extremamente resistente – cerca de quatro vezes mais rígida que uma chapa de aço convencional – colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão, aumentando a segurança na cabine. A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

O menor índice de reparabilidade do Brasil

Com o Virtus, a Volkswagen reforça o seu compromisso de oferecer cada vez mais veículos com os melhores índices de reparabilidade do País. O Virtus obteve o melhor índice geral de reparabilidade entre todos os veículos participantes, com classificação 10 (a mesma do Novo Polo, up! e do cross up!), no ranking Car Group, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo. O Virtus mantém, dessa forma, o melhor resultado não apenas dentro da categoria, mas também entre todos os veículos de diferentes segmentos avaliados pelo CESVI Brasil (base dezembro de 2017).

Sobre o Latin NCAP

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l'Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.


Youtube Blog Volkswagen Volkswagen Brasil Facebook © Volkswagen do Brasil 2018 | Ibama | Fale Conosco | Política da Privacidade