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Volkswagen, maior exportadora do setor automotivo

A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automobilístico brasileiro, com mais de 3,5 milhões de unidades (automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram início as vendas da marca para o Exterior.

Atualmente, a Volkswagen do Brasil tem a América Latina como seu principal mercado de exportações; a marca, no entanto, já vendeu seus modelos para 147 países, nos cinco continentes.


Gol: o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira

O Volkswagen Gol é o modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira, tendo totalizado, em 2016, mais de 1,3 milhão de unidades vendidas para o Exterior. Com quase 8 milhões de unidades produzidas e mais de 6 milhões de unidades vendidas no Brasil, o Gol também é, historicamente, o automóvel mais produzido e vendido da indústria nacional.

Voyage: exportado para 58 países

Com mais de um milhão de unidades vendidas ao longo de sua história, o sedã Voyage é o derivado do Gol de maior sucesso. Lançado em 1981, foi totalmente projetado e desenvolvido no País e, ao longo de seus mais de 30 anos de história, já registrou mais de 380.000 unidades exportadas, para 58 países, sendo o terceiro modelo mais vendido pela Volkswagen do Brasil no Exterior.

Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage, que significa “viagem” em francês, é que o sedã somente é comercializado com este nome na Argentina, onde também foi vendido com o nome Gacel (‘gazela’, em espanhol). Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. Nos Estados Unidos, onde foi vendido de 1987 a 1993, foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas. O Voyage é o único carro produzido em série projetado e fabricado no Brasil já exportado para os EUA.

Fatos marcantes

Passat Iraque

Em 1983, teve início uma das primeiras grandes operações de exportação da Volkswagen do Brasil: o Passat, famoso por suas características de durabilidade e estilo, agradou também o mercado iraquiano. O projeto terminou em 1988, com aproximadamente 170 mil unidades vendidas. As adaptações para o mercado se resumiram em substituição de itens sensíveis às altas temperaturas e adaptação da suspensão às duras condições de piso locais.

O projeto, além de um marco na história de exportações, representou uma grande oportunidade para o Brasil, pois o pagamento pela compra dos veículos era realizado com petróleo, que era repassado à Petrobrás em troca de pagamento monetário. Formou-se assim um contrato triangular.

Projeto 99 - Voyage (Fox) e Parati (Fox Station) Canadá e EUA

O Projeto 99 permitiu à Volkswagen do Brasil conquistar uma importante fatia no mercado automobilístico dos Estados Unidos e Canadá. Com início em 1987, o Projeto 99 teve um ciclo de vida de 2 anos para a Parati (exportada, na ocasião, com o nome Fox Station), com 25.022 unidades vendidas, e de 7 anos para o Voyage (exportado com o nome Fox), com 202.062 unidades.

Golf EUA e Canadá

Aproveitando a oportunidade aberta pelo Projeto 99 (Voyage e Parati), com o qual a Volkswagen do Brasil foi certificada como apta a atuar em mercados extremamente competitivos e exigentes, o Golf fabricado em São José dos Pinhais também atendeu às expectativas dos consumidores norte-americanos e canadenses.

O programa para os Estados Unidos foi realizado entre os anos 2000 e 2005, com 137.925 unidades exportadas; para o Canadá, as exportações foram de 2000 a 2009, com 75.063 unidades.

Gol Rússia

O Gol foi o primeiro carro brasileiro a circular na Rússia. A operação foi um grande desafio e exigiu testes de resistência no automóvel, para enfrentar baixas temperaturas, que podem chegar a 40ºC negativos. Além da umidade relativa do ar entre 20% e 90%, foram simuladas as mais variadas condições climáticas entre 40ºC e 60ºC negativos. Os componentes que receberam avaliação extremamente rigorosa foram elétricos, guarnições, motor e câmbio.

O projeto foi realizado entre 2004 e 2005, com 1.609 unidades exportadas. Nesse programa, o Gol recebeu o nome de Pointer.

Fox Europa

O Fox tornou-se realidade para os europeus a partir de 2005. O compacto, inteiramente desenvolvido e produzido pela Volkswagen do Brasil, foi apresentado oficialmente no 15º Salão do Automóvel de Leipzig, na Alemanha, como principal novidade do estande do Grupo Volkswagen. Com o slogan “O máximo em veículo pelo mínimo em dinheiro”, o carro foi apresentado como um compacto direcionado à nova geração urbana. O programa foi encerrado em julho de 2011, com 305.507 unidades exportadas.

Total Flex

A Volkswagen do Brasil iniciou em janeiro de 2009 a exportação de veículos Total Flex para o Paraguai. Após negociações e testes de combustíveis, os veículos foram exportados exatamente nos mesmos padrões dos comercializados no mercado brasileiro. O pioneiro foi o Gol, mas atualmente o país também recebe Voyage, Fox, CrossFox e Saveiro com motores bicombustíveis. O Paraguai é único país que importa veículos com a tecnologia que permite abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.





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