Imprensa
Volkswagen
Softwares de Gestão Ambiental

  • Conteúdo
  • Fotos

A Volkswagen do Brasil é a única empresa do País a implantar e utilizar a licença completa do software de gerenciamento de sustentabilidade SoFi. A tecnologia alemã permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar futuros relatórios ambientais. A Volkswagen do Brasil investe no SoFi porque tem a sustentabilidade como princípio de gestão.

 

O software SoFi tem ajudado a Volkswagen do Brasil a melhorar continuamente a gestão de informações, reduzindo ainda mais suas emissões e minimizando possíveis impactos ambientais de forma inovadora. O cálculo das emissões realizado por meio do SoFi é abrangente, pois considera todos os processos da empresa, desde a produção a operações de escritórios e até mesmo viagens a trabalho.

 

O SoFi também permite maior rapidez e precisão na coleta de dados, além de grande flexibilidade ao gerar diversos tipos de relatórios ambientais, inclusive o Global Reporting Initiative (Relatório de Sustentabilidade GRI). O relatório padrão GRI segue exigências internacionais, envolvendo os tópicos estratégia, economia, sociedade, meio ambiente e indicadores-chaves.

 

O SoFi é o primeiro software acreditado pelo Carbon Disclosure Project (CDP – Projeto de Informações sobre Emissões de Carbono) e pelo Global Reporting Initiative (Relatório de Sustentabilidade GRI). O SoFi foi desenvolvido pela empresa PE International.

 

Análise do Ciclo de Vida no Processo Industrial

A Volkswagen do Brasil também utiliza o GaBi, um software alemão desenvolvido pela PE International em conjunto com o Grupo Volkswagen, com o objetivo de alcançar a excelência no desempenho ambiental. O GaBi proporciona a avaliação completa de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação. Dessa forma, é possível trabalhar preventivamente, minimizando os impactos ambientais.

 

O software GaBi calcula todos os potenciais de impacto ambiental da nova atividade operacional, como o possível consumo de recursos naturais, emissões de resíduos, emissões decorrentes da geração de energia, além das emissões geradas a partir de processos agregados.

 

Em seguida, o GaBi aponta qual seria o processo industrial mais adequado em termos ambientais. O resultado demonstra o impacto em quatro categorias: Aquecimento Global, Eutrofização (processo de degradação da qualidade da água), Acidificação e Dano à Camada de Ozônio.

 

O projeto da nova área de Pintura da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté é um exemplo de utilização do software GaBi, que propiciou a avaliação prévia e completa para que todos os impactos ambientais fossem minimizados. Antes mesmo de ser construída, a nova Pintura já determinava como foco a preservação ambiental em todas as etapas do processo.

 

Outro processo que envolveu melhorias apontadas pelo software GaBi foi o teste de motores na fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos. No comparativo entre os testes a frio e a quente realizados na linha de montagem de motores, o GaBi detectou que testes a frio oferecem ganhos ambientais, com menos emissões. Dessa forma, a empresa substituiu, em todos os casos possíveis, os testes a quente pelos a frio.



Youtube Blog Volkswagen Volkswagen Brasil Facebook © Volkswagen do Brasil 2017 | Ibama | Fale Conosco | Política da Privacidade